The Black Crowes - The Southern Harmony and Musical Companion

Esse álbum soa mais como um Deep Purple adepto ao blues, ou até um Rolling Stones mais carrancudo, com aqueles vocais roucos e pungentes, entende? O disco é deliciosamente irregular, mas o Chris Robinson tem a manha do negócio. “Remedy”, “Thorn in My Pride” e “Black Moon Creeping” justificam a afirmação anterior por fugirem totalmente do contexto de elaboração das músicas presentes aqui. Isso não quer dizer, necessariamente, que ambas sejam ruins. Muito pelo contrário; não diria que são as melhores do disco, mas com certeza são as mais bem elaboradas em termos de produção de melodia em si, bem como em termos de composição quanto à letra. A irregularidade aqui, se faz presente quando escutamos o disco por completo. Em musicas como “No Speak No Slave” a assimetria com o restante da coisa é notória e escancarada. Outra música que pode-se exemplificar, em termos é “My Morning Song”. E o motivo? Bem, o motivo é simples; excluindo “Remedy” dessa concepção, juntamente com as demais citadas em conjunto com a mesma, as outras “assimetrias” classificam-se como obras inconfundíveis e fortemente enraizadas em trabalhos do primeiro disco da banda. Resumindo: “The Southern Harmony And Musical Companion” é marcado por uma transição musical da banda altamente significativa para o amadurecimento de trabalhos póstumos a esse. E se torna irregular, justamente por terem feito desse disco um trabalho bipolar, onde a primeira parte externa as raízes da banda na produção e composição das musicas e a segunda parte externa a abordagem da banda à novos horizontes, abordagem essa, bastante influenciada pela Blues Music. Graças a Deus.

- Download

4 comentários:

  1. Acho o estilo deles muito louco. Haha, pra colocar a informalidade aqui neste blog. A banda é ótima, o autor do post tbm. Parabéens, meu amigo! :D

    ResponderExcluir
  2. Cara, nunca havia ouvido a banda, mas tua análise me deixou bastante curioso! Baixando o álbum... Ah, e parabéns pelo Blog! Ótimos reviews!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. numca ouvi a banda, mas parece bem legal,muito bom post,parabéns

    ResponderExcluir
  4. Nunca cogitou ser jornalista ? haha, você fala mt bem :) adoreei, vou começar a ouvir a banda *,*

    ResponderExcluir