Clube de Esquina - Milton Nascimento e Lô Borges

Introduzido por um violão tímido e uma voz ínfima ao fundo em "Tudo que Você Podia Ser", clássico irrefutavelmente composto por Lô Borges, diga-se de passagem. "Clube de Esquina" marcou toda uma era na velha guarda da MPB nos anos 80. Semelhante ao disco de Caetano Veloso no ano de 69, intitulado com o próprio nome do compositor, o álbum em questão, nos trás vários sucessos e composições elaboradas especialmente para o compacto. Sucessos estes, que vem de uma longa e velha safra de canções de ambos os compositores, porém com uma essência rara, composta por sentimentos entrelaçados dos dois, que por sua vez, propiciam canções leves e melodias homéricas, que se tornam impossíveis de serem ouvidas sem ceticismo e paixão por parte de quem admira. A seleção das músicas, bem como a ordem das mesmas é milimetricamente calculada, causando assim uma sensação de continuidade de uma canção pra outra; tal afirmação se concretiza quando analisamos duas canções, uma seguida da outra, como por exemplo: "Um Girassol da Cor de Seus Cabelos" e "San Vicente". Claro que opiniões a parte, talvez haveria discordância, porém não deixa de ser uma análise válida, a ser levada em consideração (...) em relação as composições em si, baseiam-se em violões e percussões leves e eventualmente em rifs de guitarra com baixa distorção. Nada é demais, alto demais ou eufórico demais. É tudo simples, belo, essêncial (...) Não deveríamos entender "Clube de Esquina" como um esboço ou um disco completo, concretizado e imutável. Mas sim como uma expressão de sentimentos inacabada, algo em constante mutação a cada audição feita por quem exalta Lô borges e Milton Nascimento.

2 comentários:

  1. VocÊ é foda Paulão!
    adoro ler textos bem escritos e de coisas boas!!

    bjooo meu beem!
    ;***

    Maiana

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  2. Pô, bicho, adorei o final, viu. Muito bom.


    Patric.

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